Cascas de psyllium para perda de peso: o superalimento secreto

Cascas de psyllium para perda de peso: o superalimento secreto

A casca do psyllium é muito bem tolerada e frequentemente  prescrita para problemas digestivos ou outros problemas intestinais. Mesmo assim, as cascas de psyllium são um dos superalimentos mais subestimados. Porque? Talvez porque o nome não soe tão exótico quanto açafrão ou espirulina. 

As pequenas sementes têm grande poder para a nossa saúde. As cascas de psyllium também podem ajudá-lo a perder peso, pois prolongam a sensação de saciedade e estimulam a digestão! Quantas sementes você deve consumir por dia e algumas idéias de receitas simples podem ser encontradas nesse artigo. 

O que são cascas de psyllium?

As pequenas sementes marrons vêm da planta Plantago ovata , encontrada principalmente na Índia e no Paquistão. É por isso que as sementes também são chamadas de “banana-da-terra indiana”. A casca do psyllium tem sido usada como planta medicinal  na Índia há séculos. 

A casca do psyllium tem um sabor muito neutro – semelhante ao da semente de linhaça. Isso torna muito fácil incorporá-los na dieta. Mas o que torna as cascas de psyllium tão saudáveis ​​- e como elas podem ajudá-lo a perder peso?

Você pode perder peso com cascas de psyllium?

Sim, as cascas de psyllium podem ajudá-lo a perder peso por vários motivos. As cascas de psyllium – em combinação com uma dieta balanceada – têm estes efeitos no corpo: 

1. Cascas de psyllium têm um efeito de preenchimento

Por outro lado, os componentes da planta são muito ricos em fibras – 100 g de cascas de psyllium contêm cerca de 85 g de fibra. As fibras dietéticas são agentes de volume à base de plantas que contribuem para uma longa sensação de saciedade. 

Portanto, quando você ingere cascas de psyllium, elas incham em seu estômago. Isso desencadeia um processo endógeno: o conteúdo do estômago aumenta de volume e pressiona contra a parede do estômago, o que significa que o hormônio grelina, que estimula o apetite, é menos liberado e a sensação de saciedade se instala mais rapidamente. 

Você automaticamente come menos – e ao mesmo tempo fica satisfeito por mais tempo. As cascas de psyllium são caracterizadas por uma capacidade de expansão particularmente alta. Eles podem absorver cerca de 40 vezes seu próprio peso em água. Para efeito de comparação: as célebres sementes de chia absorvem apenas 7 a 12 vezes o seu peso. 

2. Cascas de psyllium são digestivas

Por outro lado, as cascas de psyllium também estimulam a digestão devido à sua capacidade de inchar no estômago e nos intestinos. Eles liberam a prisão de ventre, estimulam a atividade intestinal e, assim, garantem que os alimentos sejam rapidamente canalizados para fora do intestino. A casca do psyllium tem um efeito laxante natural e ajuda nos problemas digestivos. Um inchaço no estômago irritante que dá a impressão de que você tem mais quilos na balança é coisa do passado! 

Em um estudo nos Estados Unidos, pode ser demonstrado que o consumo de cascas de psyllium tem um efeito positivo na microbiota intestinal. Isso melhorou significativamente os sintomas de constipação nas pessoas afetadas. 

Além disso, as sementes também liberam mucilagem no trato digestivo. Essas substâncias mucosas cobrem a inflamação e a irritação no intestino como uma película protetora, que também pode melhorar os sintomas do intestino irritável. Em outras palavras, se você não quer perder peso, ainda pode se beneficiar dos efeitos positivos das cascas de psyllium. 

3. Cascas de psyllium regulam os níveis de açúcar no sangue

Por último, as cascas de psyllium também regulam os níveis de açúcar no sangue, como vários estudos mostraram. As sementes ligam o açúcar a si mesmas e, portanto, retardam sua absorção no sangue. Assim, as plantas podem baixar o nível de açúcar no sangue, o que também é uma vantagem para os diabéticos. 

4. Cascas de psyllium são pobres em calorias

Outra vantagem de perder peso com cascas de psyllium: o superalimento tem muito poucas calorias. As sementes pequenas são um lanche muito leve, com apenas 21 calorias por 100 gramas. 

5. Cascas de psyllium equilibram o equilíbrio ácido-base

A casca do psyllium é um alimento básico porque retém o excesso de ácidos no corpo. Dessa forma, o intestino também fica protegido da acidificação excessiva , o que evita sintomas como a flatulência. 

Conclusão: As cascas de Psyllium são ideais para emagrecer, pois são ricas em fibras e prolongam a sensação de saciedade. Eles dão início à digestão e, ao mesmo tempo, contribuem para uma boa saúde intestinal.

O que é mais saudável – cascas de psyllium ou psyllium?

Ambas as cascas de psyllium e psyllium estão comercialmente disponíveis. Mas quais são mais saudáveis ​​e mais adequados para perder peso? As sementes como um todo têm menos calorias, mas a fibra alimentar saudável e a mucilagem inchada são encontradas principalmente nas cascas de psyllium. 

Isso significa que as sementes inteiras não podem inchar tão bem no estômago e têm menos efeito na digestão e nos intestinos. Se você quer perder peso, é melhor usar cascas de psyllium ricas em fibras. Se você já tem o psyllium inteiro, pode antes triturá-los no liquidificador. A variante esmagada também incha melhor no intestino. 

Pó de casca de psyllium também é muito popular. Pode ser integrado ainda melhor na dieta, pois o pó pode ser facilmente dissolvido em água, sucos ou iogurte.

Quantas cascas de psyllium você pode comer por dia?

As cascas de psyllium devem ser dosadas com cuidado, pois a quantidade excessiva pode causar gases ou dores abdominais. Mesmo que as sementes sejam ingeridas com pouca água, as substâncias mucosas não podem inchar adequadamente e os intestinos grudam uns nos outros. 

Os nutricionistas recomendam que os adultos consumam no máximo 30 gramas de fibra por dia. Isso resulta em cerca de 2-3 colheres de chá de cascas de psyllium. As sementes estão disponíveis em lojas de produtos naturais, drogarias e supermercados com áreas de produtos naturais. 

Qual é o melhor horário para consumir o psyllium?

É melhor tomar as sementes do superalimento ao longo do dia – por exemplo, de manhã no iogurte e ao meio-dia em um copo de água. Também à noite, não há nada a dizer contra ingerir cascas de psyllium (por exemplo, na forma de pão ou como cobertura para salada). No entanto, é aconselhável não ingerir as sementes muito tarde, pois a digestão não deve ser estimulada logo antes de dormir. 

Independentemente de quando, as cascas de psyllium devem ser sempre consumidas com bastante água para que tenham líquido suficiente para se aglutinar. Pouca água pode fazer com que os intestinos fiquem (ainda mais) bloqueados.

Importante: em geral, as cascas de psyllium são bem toleradas. No entanto, qualquer pessoa que esteja sofrendo de doenças estomacais ou intestinais graves deve discutir a ingestão e a dosagem com seu médico com antecedência. 

Psyllium Husks: perca peso com essas receitas

Se você quiser experimentar a dieta de casca de psyllium, você só precisa prestar atenção em algumas coisas. A maneira mais fácil de incorporar cascas de psyllium no café da manhã. Porque, como as sementes de chia ou de linho, você pode misturá-las com iogurte, mingau, muesli ou smoothie (1-2 colheres de chá são suficientes). 

Especialmente em conexão com água, como em smoothies ou mingaus, as sementes podem inchar bem e, assim, contribuir para uma sensação de saciedade por mais tempo. 

Todos os veganos podem usar cascas de psyllium como um excelente substituto do ovo em produtos assados ​​e massas. Mostramos três receitas com cascas de psyllium baixas em calorias e ótimas para perder peso: 

Receita: pudim vegano com casca de psyllium

Ingredientes: 

  • 180-200 ml de leite de amêndoa
  • 2 colheres de chá de cascas de psyllium
  • 1 banana pequena
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo
  • 1 colher de sopa de cacau cru
  • Uma pitada de baunilha

Preparação: Misture as sementes com o leite em uma tigela pequena e deixe-as inchar na geladeira por 15 minutos. Misture com o resto dos ingredientes e bata. Use frutas e nozes para enfeitar conforme desejado.

Receita: pão com baixo teor de carboidratos com casca de psyllium

Ingredientes: 

  • 180g de farinha de amêndoa e 70g de farinha de linhaça
  • 90 g de pó de casca de psyllium 
  • 1 colher de chá cheia de fermento em pó 
  • 2 ovos (tamanho M)
  • 150 g de aveia com baixo teor de gordura
  • 300 ml de água fervida
  • 2-3 colheres de sopa de óleo de colza para untar a assadeira
  • 1 colher de chá de sal

Preparação: Pré – aqueça o forno a 160 °. Combine os ingredientes secos em uma tigela e misture com um palito. Em seguida, adicione os ovos e o requeijão e misture. Gradualmente, adicione a água fervida, fazendo pequenos intervalos enquanto a casca do psyllium incha. Cubra a massa com uma toalha e deixe em infusão por cerca de 30 minutos. Em seguida, coloque na assadeira untada e leve ao forno a 160 ° por cerca de 80 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 

Receita: Frutas com cascas de psyllium

Ingredientes: 

  • 125 g de bagas de sua escolha (frescas ou congeladas)
  • 1 colher de sopa de cascas de psyllium
  • 1 colher de sopa de xarope de agave 
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de água

Preparação: Lave as bagas (por exemplo, morangos ou framboesas) e coloque-as numa caçarola. Adicione o suco de limão, a água e as cascas de psyllium e leve para ferver. Em seguida, cozinhe em baixa temperatura por 15 minutos. Além disso, bata se necessário. Deixe a geléia acabada esfriar e despeje em um copo. A pasta de frutas pode ser mantida na geladeira por cerca de uma semana, pois não foi conservada com açúcar. Isso o torna particularmente saudável, mas também deve ser consumido mais rapidamente. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *