Coma intuitivamente: siga seu instinto e esqueça as dietas

Coma intuitivamente: siga seu instinto e esqueça as dietas

Comer intuitivamente, sem regras ou proibições alimentares rígidas, simplesmente pegando o alimento que você deseja – e perdendo peso ao mesmo tempo? Se você acredita na abordagem de Elyse Resch e Evelyn Tribole dos EUA, então este é o caminho ideal para um corpo magro e saudável. E isso sem fazer dieta , sem estresse e sem sentir fome.  

Alguns simplesmente sabem o que é bom para eles. Eles comem exatamente o que é melhor para seu corpo e se sentem bem em sua pele. A perda de peso e um corpo perfeito não estão em primeiro plano, mas são um efeito colateral extremamente agradável da alimentação intuitiva. O que é essa anti-dieta? Explicamos a você sobre a dieta de bem-estar.

O que significa comida intuitiva?

Em princípio, comer intuitivamente significa: Esqueça as dietas e toda a mania da perda de peso – coma apenas quando estiver com fome e o que tiver vontade de comer. Ouça as necessidades do seu corpo, como afirmam os autores do livro publicado em 1995: “Emagrecer intuitivamente: voltar ao comportamento alimentar natural”. Elyse Resch e Evelyn Tribole explicam como comer conscientemente e sem a consciência pesada, ouvindo os sinais do estômago. 

Horários fixos das refeições ou a compulsão para terminar o prato são contraproducentes – como uma refeição insatisfatória na frente da televisão. O que se propaga, porém, é uma refeição prazerosa, um estilo de vida saudável, sem remorsos e sem contar calorias.

Com a anti-dieta para um peso confortável

Mais de 90% das dietas falham. Independentemente de se tratar de uma dieta de ovo, dieta baixa em carboidratos ou baixa gordura, quase todos nós já tentamos pelo menos uma vez na vida perder peso dessa maneira. A alimentação intuitiva é uma forma de anti-dieta: apenas coma, sem proibições ou regras. Na maioria das vezes, esses alimentos serão saudáveis ​​de qualquer maneira, como frutas, vegetais e grãos inteiros. 

Mas beliscar um delicioso chocolate branco, um saquinho de batatas fritas ou uma taça de vinho não são ruins. Se você impõe proibições estritas a si mesmo, sentirá ainda mais desejos por elas. Os desejos também devem ser satisfeitos! Portanto, em vez disso, “peque” com moderação e fique satisfeito consigo mesmo – esse é o princípio da alimentação intuitiva.

Você verá que, se você se mimar com alimentos supostamente “negativos” de vez em quando, o estímulo dos alimentos não saudáveis ​​desaparece por si só.

Como aprendemos a comer intuitivamente novamente para ouvir nosso instinto.

A alimentação intuitiva é a forma mais natural de nutrição. Mesmo como bebês, sabemos quando comer e quando parar. Como adultos, devido às muitas influências externas e hábitos, muitas vezes esquecemos como confiar em nosso corpo. Lutamos com nosso peso, experimentamos diferentes dietas e classificamos nossos alimentos em bons e ruins. Mas a alimentação intuitiva acaba com as dietas e as proibições. Você pode descobrir aqui por que esse tipo de dieta leva a uma sensação de bom corpo e a evitar alimentos não saudáveis.

Quando estou com fome?

Existem vários tipos de fome: Vemos algo delicioso, por exemplo em cartazes ou na TV, e queremos comê-lo na hora. Passamos por nossa padaria favorito e sentimos o cheiro de pão fresco. Essas influências externas aumentam nosso apetite e nos fazem sentir fome enquanto nosso corpo se prepara para uma refeição. Às vezes comemos por emoção ou porque estamos com amigos ou família e a comida é oferecida. Então, ainda há uma fome que nosso corpo nos anuncia com estômagos roncando. 

Só essa chamada “fome de estômago” é real, porque é um sinal do nosso corpo de que precisamos de energia e devemos comer. Algumas vezes, certos desejos também nos fornecem informações sobre os nutrientes de que precisamos no momento.

Aprenda a ouvir seu corpo novamente.

Com o tempo, muitos de nós nos acostumamos a sempre terminar o prato, mesmo quando não estamos mais com fome. Ou mordiscar um pedaço de chocolate depois do jantar, mesmo que na verdade você queira comer menos coisas doces. Desta forma, treinamos aos poucos um comportamento alimentar menos intuitivo e, em vez disso, moldado por hábitos. 

Classificamos os alimentos com base em suas calorias e proibimos o que realmente gostamos de comer. Em princípio, porém, a alimentação intuitiva é muito simples: coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito. Mas a atenção plena não é a única coisa que importa. É também encontrar mais espaço para a nutrição individual, em vez de seguir diretrizes rígidas. 

O que exatamente eu gosto? E o que é bom para mim? Estas são as perguntas que precisam ser respondidas se deseja uma alimentação saudável, individual e intuitivamente. Quanto melhor interpretarmos os sinais do próprio corpo, mais fácil será encontrar a dieta ideal.

A alimentação intuitiva é uma questão de prática.

Nosso corpo é projetado para exigir o que precisa. Sabemos instintivamente de que comida precisamos, em que horas e em que situação, mas muitas vezes temos dificuldade em perceber os sinais. Quanto mais tempo e mais conscientemente praticamos uma alimentação intuitiva, mais natural se torna o desejo por alimentos ricos em nutrientes e não processados. 

No início, também pode ser útil anotar por que você come e como se sente depois de comer. Inchado? Cansado? Ou enérgico e disposto? Quando comemos durante o estresse, prestamos menos atenção ao que nosso corpo realmente precisa. No entanto, se tomarmos nosso tempo e ouvirmos a nós mesmos, comer intuitivamente se tornará nosso novo hobby favorito.

Como funciona a alimentação intuitiva?

Comer quando estiver com fome e parar quando estiver satisfeito? Sem proibições? Isso parece fora da realidade para você? Pelo contrário: a alimentação intuitiva nos ajuda em uma dieta saudável e consciente e ajuda a recuperar uma sensação corporal melhor.

Com estes 4 princípios, você pode comer somente de forma intuitiva:

  1. Coma quando estiver com fome. E o que se quer dizer aqui é fome “real”, o sinal de seu corpo de que precisa de energia.
  2. Atenção plena e prazer fazem parte da refeição. Aproveite cada refeição e reserve tempo suficiente para comer de forma consciente e sem distrações.
  3. Escolha os alimentos que você gosta e que são bons para você. Se tudo for permitido, você rapidamente perceberá que o que o seu corpo realmente gosta são alimentos saudáveis ​​e frescos.
  4. Termine uma refeição quando estiver confortavelmente satisfeito. Seu corpo dá um sinal quando recebe energia suficiente.


Efeito colateral positivo de não fazer dieta: Segundo estudos científicos, leva a um maior nível de aceitação com o próprio corpo, menos obesidade e melhor saúde mental.

Com uma alimentação intuitiva, o corpo desenvolve uma ânsia por alimentos ricos em nutrientes e não processados.  

Alimentação intuitiva – aprenda a ouvir seu corpo 

A mentalidade alimentar está firmemente arraigada na mente de muitas mulheres. Para cada mordida, as calorias são contadas consciente ou inconscientemente. O chocolate só se come com a consciência pesada. 

A terapeuta nutricional Elyse Resch e a terapeuta nutricional Evelyn Tribole propagam uma nova mentalidade alimentar mais saudável com seu conceito de alimentação intuitiva – sem qualquer remorso ou contagem de calorias. Mas com muito prazer e sentimento pelo próprio corpo. Porque supostamente nos diz por si só o que é necessário para se manter magro e saudável. Palavra-chave “inteligência corporal inata”. Ouvindo seu próprio corpo e suas necessidades, então o peso do seu poderá ser menor com o tempo. Comer intuitivamente significa perder peso de forma intuitiva.

10 princípios para alimentação intuitiva e perda de peso 

  1. Livre-se da mentalidade dietética 
  2. Reconheça a fome 
  3. Faça as pazes com a comida 
  4. Declare guerra à polícia alimentar 
  5. Sinta a saturação 
  6. Descubra o prazer 
  7. Lide com emoções sem o uso de alimentos 
  8. Respeite o corpo 
  9. Mova-se 
  10. Mantenha a saúde com uma dieta suave 

Esquecemos como comer intuitivamente? 

“Coma quando estiver com fome” e “pare quando estiver satisfeito”.

Em suma, é o que esses princípios dizem. Parece fácil, mas não é. Porque a maioria se esqueceu de ouvir as reais necessidades do próprio corpo. Nossas decisões nutricionais são muito influenciadas por reportagens da mídia sobre novas dietas milagrosas, fatos sobre calorias, propaganda ou outras informações perigosas. Romper esse carrossel de pensamentos e realmente buscar alimentos que atendam às suas necessidades físicas é, portanto, um desafio que não deve ser desprezado. 

Proibições são proibidas em comer intuitivamente  

Se você ainda tiver dúvidas: Sim, comer intuitivamente significa que você pode comer chocolate ou salgadinhos sem a consciência pesada – mas você não deve fazer um lanche com somente com esses alimentos. Prove conscientemente, feche os olhos se necessário, apenas aproveite. Porque muitos se esqueceram disso no ritmo frenético do dia a dia.

Mas o prazer pode ser treinado – e de repente o corpo não deseja mais uma barra inteira de chocolate – você pode ficar satisfeito com apenas alguns pedaços. Porque se deve comer um pedaço novamente a qualquer momento – se você conseguir se livrar do carrossel dos alimentos proibidos ou “ruins porque são altamente calóricos”, os alimentos antes negativos perderão seu apelo. E os desejos seriam comidos. 

A ganância por comida não saudável desaparece 

Parece bom demais para ser verdade? Pode ser um longo caminho até que você realmente chegue tão longe. Mas vale a pena. Seguidores da filosofia relatam que, após uma fase de transição, que pode variar em duração, o corpo exige cada vez mais alimentos saudáveis. No início, você costuma buscar fast food ou doces e desfrutar da nova liberdade para comer, mas a ganância por coisas gordurosas e doces diminui – se você tiver um desejo por isso, ela será simplesmente satisfeita.  

Por que você deve dar o exemplo das crianças

As crianças são frequentemente citadas como um exemplo positivo de alimentação intuitiva. Via de regra, sua relação com a comida ainda não é afetada e as decisões nutricionais são feitas apenas de acordo com o desejo físico. Porque isso também é um problema para muitos adultos: as emoções são enfrentadas com a comida. Como recompensa por um dia extenuante de trabalho, uma pizza é servida em seu prato à noite; se você está frustrado ou estressado, precisa de chocolate. Essas rotinas devem ser quebradas.  

Em vez de uma pizza, há uma massagem relaxante como recompensa por um dia estressante de trabalho, e um treino especial na academia pode compensar a raiva e a frustração. Porque o movimento também é um dos princípios da alimentação intuitiva. Nenhuma unidade de alta intensidade precisa ser concluída – sentir –  se bem em forma está na ordem do dia. Exercício que é bom para o corpo e a mente! Além de ioga , corrida ou natação, também pode ser simplesmente uma caminhada relaxante  à noite.  

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