Como a desintoxicação alimentar pode ajudar sua saúde

Como a desintoxicação alimentar pode ajudar sua saúde

Cansado, sem motivação e exausto? Então, a desintoxicação alimentar pode te ajudar a limpar seu corpo de dentro para fora e, assim, fornecer uma nova energia e aquele brilho certo. Como isso funciona e qual é a verdade sobre o hype sobre desintoxicação e purificação, vamos ver nesse artigo.

O que significa desintoxicação?

O termo “desintoxicação” vem da palavra inglesa detoxification. Os defensores do método de desintoxicação proclamam que, como resultado de má nutrição, poluentes, estresse ou outros causadores, resíduos tóxicos se formam no corpo, que às vezes são responsáveis ​​por sensação de flacidez e falta de energia, pele pálida ou espinhas ou problemas digestivos ou de sono.

As curas desintoxicantes devem limpar o corpo de dentro para fora, evitando certos alimentos e dando-lhe nova energia. Os chás e vitaminas desintoxicantes especiais devem apoiar de maneira ideal os órgãos de desintoxicação (fígado, rins, intestinos, pele e pulmões) em seu trabalho e estimular o metabolismo- isso deve garantir um melhor bem-estar e aquele brilho certo. Ao mesmo tempo, alguns quilos também devem ser eliminados, mas perder peso não deve ser o foco. Os dois métodos de desintoxicação mais comuns são jejuns alcalinos e curas com sucos e vitaminas .

Quais são as vantagens de uma desintoxicação?

  • Eliminar a exaustão e esgotamento
  • Eliminar a pele pálida e seus problemas, como espinhas
  • Fortalecer o cabelo
  • Eliminar os distúrbios do sono
  • Evitar os problemas digestivos ( inchaço ou constipação )
  • Eliminar a azia frequente
  • Aumentar a suscetibilidade à infecção
  • Eliminar a dor de cabeça
  • Evitar dores nas articulações
  • Eliminar o mau humor à exaustão

O que é um regime de desintoxicação?

O que é desintoxicação exatamente? Esta pergunta não é tão fácil de responder. Porque não existe uma definição uniforme de quais venenos supostamente afetam o corpo.

Os representantes da dieta de desintoxicação proclamam que resíduos tóxicos se formam no corpo como resultado da má nutrição, como gordura , nicotina, café ou álcool. Poluentes, estresse ou produtos quimicos também levam a esse cenário. 

Se a quantidade de resíduos for tão grande que órgãos como o rim ou o fígado não possam mais ser transportados, as células ficam obstruídas. Resultado: as regiões afetadas ficam moles e a pele fica pálida, segundo a teoria.

Além disso, de acordo com a abordagem de desintoxicação, ocorrem distúrbios do sono e metabólicos, problemas intestinais ou mesmo esgotamentos. É por isso que é importante desintoxicar os órgãos afetados.

No entanto, os especialistas presumem que o corpo humano tem capacidade suficiente para se livrar de substâncias nocivas. Produtos especiais de desintoxicação, como chás desintoxicantes ou comprimidos, não são necessários.

É assim que funciona um programa de desintoxicação!

Alguns programas de desintoxicação usam um procedimento semelhante ao jejum de suco , no qual a pessoa em jejum bebe pelo menos 2,5 litros de água e chá de ervas – complementados por smoothies desintoxicantes como único alimento .

Outros proíbem apenas alimentos ácidos como carne, queijo, doces, produtos de farinha branca e álcool. Ou eles recomendam beber uma ou mais xícaras de chá especial de desintoxicação todos os dias. Outros ainda trabalham com pós e suplementos desintoxicantes.

Sequência de uma desintoxicação

Uma dieta de desintoxicação geralmente corresponde ao jejum alcalino. Alimentos formadores de ácido como carne, cereais, café, álcool e açúcar são omitidos. Alimentos básicos como frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos são permitidos. Uma desintoxicação domiciliar geralmente leva de uma a duas semanas.

  • Preparação : Se você decidir fazer uma dieta de desintoxicação, é melhor comer uma dieta saudável e alcalina alguns dias antes do início da cura de desintoxicação.
  • Dia 1 : No chamado dia de alívio, se possível, coma apenas alimentos naturais, maduros e vegetarianos para iniciar o processo de desintoxicação. A limpeza do cólon com enemas ou sal Epsom também é possível. 
  • A partir do primeiro dia : Em seguida, substitua todas as refeições diárias por sucos desintoxicantes ou vitaminas desintoxicantes. Isso estimula a digestão e o metabolismo. Além disso, beba muita água e chá de ervas. Evite chás laxantes durante este período, caso contrário, isso colocará muita pressão em seu corpo. 

Durante a cura de desintoxicação, também são oferecidas massagens, ioga leve , banhos, bastante descanso e bochechos com agentes de limpeza.

As dietas de desintoxicação típicas também incluem as seguintes variantes:

  • Dieta Master Cleanse : É uma dieta de jejum com apenas um suco específico no cardápio. É feito de suco de limão, xarope de bordo, pimenta caiena e água, razão pela qual essa cura também é chamada de dieta de limão, dieta de suco de limão ou dieta de água de limão. 
  • Jejum de suco : o jejum de suco visa aliviar o metabolismo e restaurar o equilíbrio alcalino natural do corpo. Além disso, até sete copos de suco de frutas ou vegetais são bebidos todos os dias. 
  • Dieta de alimentos crus : A dieta de alimentos crus consiste quase exclusivamente de alimentos não aquecidos, predominantemente de origem vegetal. 

Quais os efeitos de uma dieta de desintoxicação

Existem vários estudos clínicos que sugerem que um regime de desintoxicação ajuda a aliviar a pressão sobre o fígado. No entanto, devido aos métodos usados ​​e / ou ao pequeno número de cobaias, os estudos sobre a eficácia de uma cura de desintoxicação não são absolutamente confiáveis. Não é possível determinar claramente se a desintoxicação tem algum efeito.

Perde- se peso , pelo menos inicialmente , devido à mudança na dieta alimentar . Alguns programas de desintoxicação, nos quais os participantes bebem apenas líquidos, prometem a perda de um quilo por dia.

O princípio de uma cura de desintoxicação é basicamente fácil de integrar na vida cotidiana, especialmente se você optar por um plano de desintoxicação pré-configurado, incluindo o pacote de desintoxicação fornecido. No entanto, geralmente são bastante caros.

Repetidamente, pessoas que fizeram um ciclo de desintoxicação relatam que se sentem melhor e mais leves depois. Para pessoas saudáveis ​​que desejam compensar pequenos pecados do estilo de vida, não há nada de errado em tentar um regime de desintoxicação.

No entanto, muitas vezes ajuda a mudar pequenas coisas na vida cotidiana – por exemplo, praticar esportes, evitar açúcar, comer poucos carboidratos , mas muitas frutas e vegetais.

Não são necessários produtos especiais de desintoxicação para uma cura de desintoxicação. Seu efeito não pode ser comprovado, mas geralmente são caros.

Riscos de um regime de desintoxicação

No início de uma cura de desintoxicação, muitas vezes ocorrem dores de cabeça e as pessoas afetadas costumam sentir-se desmotivadas e com frio. Às vezes, o corpo responde à mudança com sede excessiva, diarréia ou suor. Pessoas com danos renais e infecções agudas ficam completamente melhores sem uma cura de desintoxicação

Desintoxique o corpo com um jejum alcalino

O jejum alcalino deve neutralizar a acidificação excessiva do corpo. Durante a cura, você só come alimentos alcalinos , como frutas, vegetais, ervas, mudas ou nozes, bem como óleos de alta qualidade, como óleo de linhaça ou azeite. Basicamente, há frutas pela manhã, salada na hora do almoço e vegetais à noite. 

Formadores de ácido, como carne, salsicha, laticínios, farinha branca, produtos de grãos inteiros, macarrão, arroz, ovos, café ou alimentos açucarados são removidos do menu. 

Álcool e nicotina também são tabu! O objetivo é equilibrar o equilíbrio ácido-base. O processo pode ser apoiado por exercícios moderados e regulares e gerenciamento de estresse. Além disso, você deve beber 2-3 litros de água por dia durante a cura. Idealmente, um jejum alcalino dura dez dias. Aqueles que estão acima do peso também podem tomar ter essa opção por duas a três semanas. 

A dieta alcalina também deve ter um efeito positivo nas doenças crônicas, especialmente reumatismo, fibromialgia , asma, doenças cardíacas, hipertensão , colite ulcerosa, doença de Crohn ou neurodermatite  . Para não esquecer: Ao evitar açúcar e produtos de origem animal, a tez melhora significativamente. 

Regras para jejum alcalino

  • Consuma apenas alimentos alcalinos.
  • As três refeições diárias consistem em frutas, saladas e pratos quentes de vegetais. Não há mais vegetais crus depois das 14h!
  • Mais vegetais do que frutas (80:20)
  • Produtos de origem animal, grãos e doces são completamente evitados.
  • Café, álcool e nicotina são proibidos.
  • Beba 2-3 litros por dia – água e chás de ervas sem açúcar
  • Duração ideal: 10 dias
  • Mulheres grávidas ou lactantes geralmente não devem jejuar
  • Não coma nada depois das 18 horas.
  • Mastigue sempre bem

Cura desintoxicante com sucos e vitaminas

Nas curas com sucos desintoxicantes, os alimentos sólidos são evitados deliberadamente por alguns dias. Em vez disso, você só bebe sucos mistos feitos de frutas e vegetais crus não tratados. Normalmente, três ou cinco dias são planejados para curas de desintoxicação com sucos.

Durante a cura, bebem-se de dois a três litros de suco todos os dias – além de dois a três litros de água sem gás! Idealmente, isso deve ser dividido em seis etapas de 400-600 mililitros de suco cada e bebido com cerca de duas horas de intervalo. Devido à consistência espessa, os smoothies e sucos trazem bastante enchimento – então você não irá passar fome!

Existem agora vários fornecedores que oferecem sucos e vitaminas equilibradas e prontas para uma desintoxicação. É rápido, saboroso, mas não é barato. No entanto, você deve prestar atenção a uma mistura balanceada para fornecer ao corpo todos os nutrientes importantes. 

De vez em quando, você pode comer um caldo de legumes, para variar. Além disso, chás desintoxicantes como Fit Tea, Teatox ou Detox Delight podem apoiar a dieta. Nos primeiros dias após o tratamento de desintoxicação, o corpo deve se acostumar aos alimentos sólidos novamente. Além de smoothies, vegetais crus, vegetais cozidos no vapor ou arroz são adequados para a transição.

Combinação de métodos de desintoxicação

Muitos fãs de desintoxicação combinam o jejum alcalino com uma dieta de suco. De manhã e à noite há um suco ou batido e um prato alcalino para o almoço. Aqueles que sentem falta da sensação de mastigar durante as dietas de suco preferem essa abordagem.

Alternativamente, você pode fazer um dia de desintoxicação todas as semanas, em vez de fazer uma cura de vários dias. Muitos também simplesmente usam a cura para iniciar um estilo de vida mais saudável. Para curas ao longo de vários dias, no entanto, você deve escolher o momento com cuidado, de preferência em um momento em que você não tenha que dar o seu melhor no trabalho. Não comer pode causar pressão arterial baixa, fadiga ou dores de cabeça em curto prazo. Portanto, você definitivamente deve evitar o estresse. 

O que a ciência diz sobre a desintoxicação alimentar

Do ponto de vista científico, o efeito das curas desintoxicantes e a teoria dos alimentos formadores de ácido e base não foram comprovados por muitos estudos. Não foi provado se os tão falados “produtos residuais” podem realmente se acumular no corpo e causar problemas de saúde – nem se evitar certos alimentos pode eliminar esses poluentes. Muito poucos fabricantes também têm uma resposta conclusiva para a questão de como exatamente os produtos de desintoxicação frequentemente caros deveriam apoiar a desintoxicação do próprio corpo.

Uma dieta saudável à base de vegetais – como é o caso da dieta alcalina – é recomendada sem hesitação. Ainda mais a renúncia ao álcool ou à nicotina. Isso certamente tem um impacto sobre o bem-estar e a saúde. Aqueles que fazem uma dieta balanceada e se exercitam regularmente se sentem mais aptos e equilibrados – desintoxicação ou não – e o brilho tão alardeado não está mais chegando!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *