Como perder peso na barriga

Mulheres magrasComo perder peso na barriga

Perder peso na barriga, mas por favor, sem deixar o bumbum achatado ou bochechas encovadas – é assim que o sonho de muitas mulheres pode se resumir. Mas isso é realmente possível? Chegamos ao fundo da questão.

Perder peso na barriga não é fácil e a maioria de nós acha difícil. Ficamos rapidamente desmotivados se não vermos nenhum sucesso. No entanto, essa missão não é impossível. Portanto, fique atento – e tente tudo de novo com estas cinco dicas! 

Uma barriga lisa está no topo da lista de muitas mulheres. Mas quando perdemos peso, geralmente perdemos gordura em lugares onde não queremos. Raramente sentimos a perda de peso no estômago. É frustrante e desmotivador. Mas por que isso realmente acontece?

Por que é tão difícil perder peso na barriga?

Todos nós podemos lhe dizer uma ou duas coisas sobre isso: o acumulo de gordura do corpo tende a se manter na barriga e nos quadris. A predisposição genética desempenha um papel importante nisso. Define os locais onde você prefere armazenar gordura. Infelizmente, nada pode ser feito sobre isso. Mas há uma série de outros fatores que têm um grande impacto na gordura da barriga e na circunferência abdominal: dieta inadequada, pouco exercício e estresse emocional. E são precisamente esses fatores que devemos abordar se quisermos perder peso no estômago.

Se livrar da gordura da barriga – é possível?

De acordo com pesquisas, um terço de todos os brasileiros não está satisfeito com a aparência de seu estômago. Não é de admirar, então, que tantas mulheres quanto homens sonhem em perder gordura nessa área problemática. Mas temos que recorrer a cirurgia imediatamente, porque a verdade amarga é: Não é possível perder gordura apenas em partes selecionadas do corpo, como estômago ou coxas, sem perder peso em outras partes do corpo. 

A boa notícia: com exercícios direcionados e dieta certa, é perfeitamente possível moldar áreas individuais do corpo e perder gordura da barriga – isso requer um pouco de paciência e disciplina, mas o sonho de um corpo plano e bem formado não tem para permanecer um sonho. 

Perder peso na barriga – uma boa meta, não apenas por razões visuais

Livrar-se da gordura da barriga e declarar guerra aos depósitos de gordura não é útil apenas por razões visuais. Qualquer médico provavelmente concordaria com essa atitude, porque o excesso de depósitos de gordura ao redor dos órgãos abdominais é particularmente prejudicial à saúde e promove o desenvolvimento de inúmeras doenças, como diabetes ou doenças cardiovasculares. 

Isso ocorre porque a gordura da barriga é metabolicamente ativa. Existem basicamente dois tipos de tecido adiposo no corpo, o subcutâneo e o visceral. 

O primeiro é o tecido adiposo subcutâneo que fica nas nádegas ou nas coxas, por exemplo, e está localizado sob a pele. Ele nos mantém aquecidos e serve ao nosso corpo como um armazenamento de energia para os tempos difíceis. Poucas mulheres ficam felizes com o excesso de gordura em suas coxas e quadris, mas é muito menos prejudicial do que a gordura em seu estômago, que pertence ao tecido adiposo visceral. 

Não é apenas depositado superficialmente, mas entre os órgãos e forma substâncias mensageiras que afetam várias áreas do corpo, como por exemplo a pressão arterial e a liberação do hormônio insulina, que promove a inflamação. O aumento da gordura visceral tem sido associado a um risco aumentado de ataque cardíaco, hipertensão, derrame, arteriosclerose, diabetes, trombose, Alzheimer e até câncer.

Uma circunferência da cintura de mais de 80 centímetros é considerada prejudicial à saúde para as mulheres – principalmente se estiver com mais de 88 centímetros. Para os homens, uma circunferência de 94 centímetros é considerada prejudicial à saúde – mais de 102 centímetros é perigoso.

Os homens são mais propensos à gordura da barriga, pois o hormônio testosterona promove a distribuição da gordura no abdômen – ao contrário do estrogênio feminino, que favorece o formato de pêra. Portanto, em muitas mulheres, o excesso de gordura costuma estar nas nádegas e nas coxas. No entanto, em muitos casos, isso muda com a menopausa , quando o corpo produz menos estrogênio. Então, as mulheres também tendem engordar na barriga – e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e semelhantes para elas também.

Meça a circunferência da cintura corretamente

  • Fique em pé e liberte a parte superior do corpo.
  • Coloque uma fita métrica entre o arco costal inferior e a crista ilíaca (logo acima do umbigo) e passe-a ao redor do corpo em linha reta.
  • Na melhor das hipóteses, sempre meça no mesmo horário – de preferência pela manhã. 

Por que a gordura tende a se acumular tanto no estômago? 

O acúmulo de gordura no estômago, quadris ou nádegas depende de diferentes componentes:

  • Predisposição genética
  • Falta de exercício
  • Dieta pouco saudável rica em carboidratos, açúcar e gordura
  • Doenças, por exemplo,  hipotireoidismo

Como posso perder peso no estômago? 5 dicas

Uma barriga lisa pode ser alcançada com muita disciplina e paciência – e com a ajuda de nossas cinco dicas para perder peso na barriga. 

1. Uma dieta equilibrada apoia o núcleo do corpo

Além dos exercícios, a dieta é, sem dúvida, o fator mais importante para perder peso no estômago. Felizmente, a gordura da barriga reage rapidamente às mudanças no comportamento alimentar. 

Portanto, quando você reduz a ingestão de calorias, o corpo primeiro começa a aproveitar as reservas de gordura do estômago – é assim que os sucessos rápidos se tornam visíveis no estômago . Você deve evitar gorduras e carboidratos de fácil digestão. No entanto, frutas e vegetais são permitidos sem restrições. Eles fornecem vitaminas e fibras. E – nunca é demais – beber bastante líquido também ajuda o corpo a perder peso no estômago

Deve ser de um e meio a dois litros de água por dia, dependendo da atividade. Alternativamente, chá verde ou chá de gengibre também podem ser usados. Mas tenha cuidado! Álcool, sucos de frutas, café com leite macchiato e similares têm mais calorias do que você pensa, portanto, fique longe.

2. Diário alimentar para estômago plano

Muitas vezes comemos por tédio, frustração ou em boa companhia, embora não tenhamos fome alguma. Principalmente na crise corona, em que estamos em quarentena em casa, está contribuindo para que cada vez mais procuremos alimentos. Irritante! 

Porque é assim que ingerimos muitas calorias supérfluas que poderíamos facilmente evitar. Para evitar tais situações, é útil manter um diário alimentar – pelo menos até obter uma visão geral de seu comportamento alimentar e descobrir as armadilhas calóricas ocultas.

3. Perca peso de barriga para baixo com exercícios em casa

Nós nos movemos muito pouco. Isso não é novidade, mas nem sempre você encontra motivação para praticar esportes . Comece literalmente com pequenos passos. Que tal caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias após o trabalho? Você prefere usar as escadas em vez do elevador dentro de casa? Deixar o carro totalmente estacionado e levar a bicicleta para isso? 

Como você pode ver, existem muitas maneiras de integrar mais exercícios à vida cotidiana e chegar mais perto de uma barriga lisa sem grande esforço. De uma chance!

Se uma hora de treino estiver reservado no dia, uma mistura de treinamento de resistência e força é recomendada. Os especialistas recomendam três treinos por semana de pelo menos 30 minutos para perder peso na barriga.

4. Elimine a gordura da barriga com esses alimentos

A capsaicina contida na pimenta, gengibre e tabasco é um verdadeiro matador de gordura. O tempero aquece todo o corpo, faz o metabolismo ferver e a gordura do estômago literalmente derrete. Então, comece a temperar sua comida com especiarias! Assim, você pode perder peso facilmente com gengibre .

A paciência compensa : não tenha pressa e mastigue cada dentada pelo menos dez vezes. Devido às enzimas contidas na saliva, a utilização da gordura começa na boca. Se engolir muito cedo, você pulará esta etapa importante e consumirá calorias desnecessárias. 

5. Menos estresse também se reflete no estômago

Estudos mostraram que pessoas estressadas têm maior probabilidade de armazenar gordura no estômago. Claro, isso também significa que o estresse é tudo menos útil se você quer perder peso no estômago. 

Perca gordura da barriga – isso é o que importa

Devemos dizer adeus à ideia de querer perder gordura apenas na barriga e olhar para o nosso corpo de forma holística. Em linguagem simples: uma dieta saudável e equilibrada em combinação com exercícios regulares e gerenciamento inteligente do estresse é a chave para o sucesso. Somente com um déficit calórico é possível perder gordura corporal; com exercícios direcionados, as áreas problemáticas podem ser trabalhadas e fortalecidas. 

A fim de manter a motivação o mais alto possível, você deve definir pequenas metas secundárias – e então prosseguir passo a passo. Para se livrar da gordura da barriga de forma eficaz, os seguintes pontos devem ser considerados:

  • Dieta: balanceada e rica em fibras, com muitas frutas e vegetais frescos, produtos de grãos inteiros, proteínas (de carne e peixes orgânicos, bem como de legumes) e gorduras saudáveis ​​(azeite ou óleo de linhaça, abacate, nozes e sementes)
  • Exercício: regularmente e ao ar livre, de preferência uma combinação de esportes de força e resistência
  • Controle do estresse: Quando estressado, o corpo libera cortisol, que auxilia no aumento da gordura abdominal. Portanto, planeje regularmente as fases de descanso e recuperação – também para a cabeça. Ioga ou meditação podem ser úteis. Você também deve ter certeza de ter um sono reparador e suficiente.

As melhores dicas contra a incômoda gordura da barriga

  • Menos carboidratos: evite açúcar, fast food, pão , massas e produtos de farinha branca – para vegetais, carnes magras e peixes, bem como laticínios, adicione frutas com moderação
  • Não procure lanches o tempo todo 
  • Evite o estresse
  • Álcool apenas com moderação
  • Beba muita água 
  • Cozinhe por conta própria
  • Faça exercícios regulares
  • Procure a variedade no treino para definir novos estímulos musculares
  • Observe os tempos de regeneração, porque os músculos crescem durante as pausas no treinamento e não durante o treinamento
  • Seja paciente e sempre estabeleça pequenas metas secundárias
  • Recompense-se e mantenha a motivação alta

Qual esporte é adequado para se livrar da gordura da barriga?

Em geral, todo tipo de movimento ajuda – contanto que você se divirta com ele e, portanto, continue fazendo isso. Porque para perder gordura no estômago, a regularidade é importante. Treine continuamente, experimente novos esportes e mude seus movimentos para definir novos estímulos para os músculos – uma combinação de resistência e musculação é ideal. 

Um verdadeiro treino para queimar gordura , por exemplo, é o HIIT , um treinamento intervalado de alta intensidade. Mas mesmo com uma corrida relaxada pela floresta, o consumo de calorias aumentadevidamente manivela. 

Com o treinamento de força direcionado, o corpo é então moldado e tonificado. Uma vantagem adicional: os músculos queimam mais calorias do que gordura, mesmo em repouso – e assim criam as condições perfeitas para conseguir manter o peso recém-alcançado! 

Elimine a gordura na barriga com exercícios direcionados

Embora não seja possível perder apenas gordura em partes individuais do corpo, as áreas problemáticas podem ser tensionadas e modeladas com a ajuda de exercícios especiais. Os exercícios de preparação física que envolvem todo o corpo são a melhor escolha. Os melhores exemplos seriam agachamento, burpees ou prancha , que é considerado o exercício mais eficaz para uma barriga lisa!

Deadlifts, pushups ou lunges também são exercícios de força muito eficazes. Os exercícios direcionados para os músculos abdominais seriam, por exemplo, os abdominais clássicos,  elevadores pélvicos, alpinistas ou elevadores de torso e também existem inúmeras variações nos abdominais.

Quando os músculos abdominais se tornam visíveis?

O fato é: não importa quanto treinamento dos músculos abdominais você possa fazer – se a camada de gordura subjacente for muito espessa, nenhum músculo será visível. 

Para músculos abdominais definidos, você deve primeiro perder gordura. Não é à toa que muitos especialistas fitness afirmam que um abdômen definido é conseguido na cozinha. Cerca de 30% são devidos ao treinamento, enquanto 70% do sucesso é obtido por meio da dieta. 

Além disso, cada mulher tem diferentes predisposições físicas. Enquanto algumas mulheres em boas condições de treinamento têm um tanquinho forte com um percentual de gordura corporal de 18 a 20 por cento, outras precisam atingir um percentual de gordura corporal de 15 por cento ou menos para ter sucesso. Portanto, não há uma resposta geral para a pergunta. 

Nossa dica: aborde o assunto de forma descontraída e não exija muito de si mesmo. Comemore pequenos sucessos parciais e aprenda a amar seu próprio corpo. 

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