Dieta Thonon: Dieta Relâmpago Supereficaz ou Estratégia da Fome Perigosa?

Dieta Thonon: Dieta Relâmpago Supereficaz ou Estratégia da Fome Perigosa?

Perca dez quilos em 14 dias! O slogan da Dieta Thonon parece promissor e perturbador ao mesmo tempo. Mas o que está por trás da oferta tentadora? A Dieta Thonon é um método inteligente para perder peso que pode reduzir os quilos de maneira particularmente rápida? Ou há uma perigosa armadilha de ioiô por trás disso, na qual você inicialmente perde peso, mas depois ganha peso novamente?

Analisamos mais de perto o Plano de Dieta Thonon. Como funciona a Dieta Thonon? O que você pode comer de acordo com a Dieta Thonon? Quais alimentos são proíbidos? Você pode fazer um lanche durante as refeições? Você tem que passar fome? E os exercícios também fazem parte do programa de perda de peso da Dieta Thonon?

Respondemos às perguntas mais importantes sobre a tendência da dieta. Vamos começar com o mais importante: o que que é a dieta de Thonon afinal?

O que é a Dieta Thonon?

A dieta tem o nome devido ao hospital em Thonon-les-Bains, no Lago Genebra, na França. No entanto, baguete, queijo fresco e barras de chocolate não estão no cardápio. Em vez disso, o plano de dieta Thonon é particularmente manter um regime baixo em carboidratos e rico em proteínas. Desenvolvido por uma equipe de médicos, o programa de perda de peso afirma ser uma das dietas mais rápidas e eficazes do mundo.

Isso é feito seguindo uma dieta estrita de baixa caloria e alta proteína por duas semanas . Semelhante à dieta ceto ou à dieta Dukan . Seguido por uma fase de estabilização para evitar o famoso e temido efeito ioiô. Se você não atingir seu peso ideal em duas semanas, você vai para uma segunda rodada de dieta após a estabilização. No entanto, a fase de dieta nunca deve durar mais do que duas semanas.

Como funciona a dieta Thonon?

Em primeiro lugar, a Dieta Thonon começa com a chamada fase de perda de peso . Tem a duração total de duas semanas e estipula que não devem ser consumidas mais de 600 a 800 calorias por dia. Os especialistas desaconselham fortemente a adesão a este plano nutricional além das duas semanas programadas. Depois de evitar muitos alimentos, o plano de nutrição é um pouco unilateral, de modo que os sintomas de deficiência de nutrientes podem eventualmente ocorrer. 

fase de estabilização então começa . Para cada quilo perdido, uma semana agora pode ser estabilizada dando ao corpo de 1.200 a 1.500 calorias por dia. Portanto, se você realmente perdeu os dez quilos prometidos durante as primeiras duas semanas, deve passar por uma fase de estabilização de dez semanas. Você pode então iniciar outra fase de perda de peso ou comer normalmente novamente. 

No entanto, uma colisão forte para o corpo deve ser evitada a todo custo. A fase de estabilização da dieta Thonon tem o objetivo de evitar que as células de gordura voltem a se encher imediatamente e, portanto, não deve ser omitida ou encurtada.

Três refeições por dia são permitidas em ambas as fases . Mas, especialmente durante a fase de perda de peso, isso deve ser bem planejado, porque 600 calorias não é muito. Se você se mimar com um croissant no café da manhã, já consumiu 400 calorias e não tem muita margem pelo resto do dia.

Doces e outras bombas de carboidratos, portanto, não fazem parte do plano da Dieta Thonon. As rações diárias de carboidratos não devem exceder 20 gramas. Em vez disso, as gorduras e proteínas devem fornecer energia para o dia. Não são especificadas se proteínas vegetais ou animais, gorduras saturadas ou insaturadas. 

Soa familiar? O mesmo ocorre com a dieta cetogênica. O princípio da nutrição cetônica ou a dieta Dukan também dependem de muitas proteínas e de poucos ou nenhum carboidrato.

Então, de onde vêm as proteínas? O que vai parar no prato de dieta Thonon? E quais alimentos são absolutamente proibidos?

O que você bebe e come durante a dieta Thonon?

Limitar a ingestão diária de calorias a 600 a um máximo de 800 calorias é um desafio físico, mas também organizacional, especialmente no início. Os desenvolvedores da Dieta Thonon criaram seus próprios planos de nutrição para facilitar o planejamento das três refeições. 

Embora esses planos de dieta Thonon não sejam adequados para pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana , eles podem ser reescritos de forma rápida e fácil. Porém, se você deseja criar seu próprio plano, não pode deixar de contar calorias e calcular os valores das refeições individuais.

Vamos mostrar um exemplo de dieta com 600 a 800 calorias.

Um exemplo de dia da Dieta Thonon poderia ser assim:

A alegação de que a dieta de Thonon consiste em três refeições por dia é um tanto enganosa, já que apenas bebidas e não uma refeição real são recomendadas para o café da manhã . Café puro é permitido, mas sem leite e sem açúcar. Como uma xícara tem apenas 4 calorias, você pode se esbanjar com duas xícaras. Se você não consegue ficar sem leite, pode adicionar muito mais calorias ao seu café. O açúcar é tabu durante toda a fase de qualquer maneira. O sal também deve ser evitado tanto quanto possível para evitar a retenção de água.

Se você não gosta de café, pode beber chá de ervas ou chá verde, de preferência sem açúcar. Idealmente, você deve beber bastante água durante a Dieta Thonon. 

almoço deve ser tão leve e rico em proteínas. Ovos cozidos (que têm 155 calorias por unidade), espinafre (que conta apenas 23 calorias por 100 gramas), tomates (com cerca de 21 calorias por 100 gramas), pepino (com apenas 16 calorias por 100 gramas) ou semelhantes são liberados. Ou você pode mimar-se com um bife grelhado. Um bife já tem 271 calorias por 100 gramas. Em comparação, o tofu tem apenas 76 calorias por 100 gramas.

À noite, há novamente lanches com baixo teor de carboidratos, como o iogurte natural, que com baixo teor de gordura adiciona cerca de 59 calorias à conta calórica, assim como frutas, embora o número de calorias varie muito dependendo da variedade: 

  • Uvas 67 calorias por 100 gramas
  • Maçãs 52 calorias por 100 gramas
  • Pêssegos 41 calorias por 100 gramas
  • Abacaxi 50 calorias por 100 gramas
  • Bananas 89 calorias por 100 gramas.

Se sentir fome no meio do caminho, você deve usar uma dieta de baixa caloria, se usar. Aqui você pode encontrar um lanche com menos de 100 calorias:

O que você pode beber com a dieta Thonon?

Qualquer coisa que não tenha calorias é permitida. Água sem gás com limão ou hortelã para dar um gosto, café e chá são permitidos e até recomendados. Segundo especialistas, você deve beber quatro litros de água durante a fase de emagrecimento. Bebidas sem açúcar são permitidas em casos excepcionais, mas não devem fazer parte do plano de alimentação diária. Refrigerantes, sucos de frutas e chás de frutas, mas principalmente o álcool, são cancelados durante a dieta.

Plano de dieta Thonon: exemplo de 5 dias

Se precisar de inspiração, você pode usar o Plano de Dieta Thonon da clínica francesa como um guia.

Dieta Thonon – Dia 1

No café da manhã há café ou chá sem açúcar, com os quais você consome apenas 4 a 12 calorias, dependendo de quantas xícaras bebe. 

almoço consiste em dois ovos cozidos e espinafre sem sal. Somando temos cerca de 250 a 300 calorias.

À noite , um bife grelhado com alface e aipo vem sobre a mesa. Portanto, mais 300 calorias. 

Dieta Thonon – Dia 2

padrão de café da manhã continua sendo café, água ou chá sem açúcar.

Na hora do almoço, uma salada feita de espinafre, tomate, pepino e grão de bico pode somar cerca de 200 calorias. Depois, há algumas frutas para a sobremesa (outras 100 calorias) 

Para o jantar, por exemplo, os médicos franceses sugerem presunto cozido, que chega a 145 calorias por 100 gramas.

Dieta Thonon – Dia 3

O dia começa classicamente com chá ou café no café da manhã . Se você quiser se mimar com uma fatia de pão de centeio, terá de 40 a 50 calorias em sua conta diária.

Para o almoço, um ovo cozido com cenoura soma cerca de 200 calorias. Um pedaço de queijo com ele faz quase 250 calorias.

À noite, outra salada colorida, que não deve acumular mais de 300 calorias. 

Dieta Thonon – Dia 4

No dia 4, também, o café da manhã consiste em café ou chá sem açúcar.

Na hora do almoço pode comer peixe em caldo, com tomate ou cenoura. Dependendo do tipo de peixe, as calorias podem oscilar bastante. O salmão cru, por exemplo, tem 208 calorias, a truta 150 calorias e a dourada 127 calorias por 100 gramas. Para vegetarianos e veganos, o tofu defumado é uma alternativa hipocalórica.

Para o jantar, frutas e iogurte natural são sempre boas opções.

Dieta Thonon – Dia 5

Café preto ou chá sem açúcar faz parte do início do dia a dia .

Outra recomendação dos inventores da Dieta Thonon para o almoço é o frango assado. Você tem que contar com 239 calorias por 100 gramas. Em comparação, o seitan tem 370 calorias por 100 gramas.

À noite, a omelete de clara de ovo pura é uma boa refeição ao estilo Thonon, que economiza calorias.

Se você seguir a Dieta Thonon por até 14 dias de acordo com este plano de menu, pode perder até dez quilos com o tempo. Uma meta ambiciosa que exige muita disciplina, mas é absolutamente alcançável com o plano certo, uma lista de compras rígida e algum talento em aritmética mental.

A ingestão de calorias pode ser aumentada durante a fase de estabilização. Agora, quando 1200 calorias por dia são permitidas, você pode comer basicamente o dobro ou comer refeições e lanches ricos.

Quão eficaz e saudável é a dieta Thonon?

O problema aritmético funciona no papel. Um déficit calórico significa que você pode perder peso rapidamente . Devido à ingestão de calorias particularmente baixa da Dieta Thonon durante a fase de perda de peso, o corpo está constantemente em déficit, mas isso também significa que ele muda para o modo de fornecimento de emergência, por assim dizer. 

O metabolismo tenta usar pouca energia porque o corpo acaba recebendo pouca energia. Uma vez que esta fase termina, o corpo se ajusta ao próximo suprimento de emergência ou fase de perda de peso e armazena as reservas. Em outras palavras: o efeito ioiô se instala. Mesmo com uma fase de estabilização, isso não pode ser descartado.

Então, basicamente você perde peso com a Dieta Thonon, embora principalmente água em vez de gordura corporal. A perda de peso também é rápida e radical. Depois disso, no entanto, você deve esperar o recebimento. Qualquer pessoa que dê choques em seu corpo com extrema privação de calorias não está a salvo de contratempos.

As recomendações do plano de nutrição já sugerem: A dieta de Thonon é bastante unilateral. Aqueles que comem café puro e ovos cozidos por duas semanas definitivamente perderão peso, mas também consumirão muito poucas vitaminas e minerais. Durante a fase de perda de peso, o corpo pode lidar com a dieta inadequada e unilateral, mas a dieta não deve ser seguida por mais tempo.

Relatos de experiência falam de como é difícil integrar a dieta de duas semanas à vida social e à vida cotidiana. 

Mesmo durante a fase de estabilização, que leva muito mais tempo, você não pode simplesmente sair para comer novamente. Além disso, muitos relatam cansaço e falta de energia durante a dieta Thonon. Praticamente não é mais possível praticar esportes, mas com uma ingestão de calorias tão baixas não é recomendado. 

A massa muscular diminui apesar das muitas proteínas e problemas digestivos ocorrem frequentemente devido à falta de fibras importantes e nas mulheres o ciclo menstrual pode até ser alterado. Além de tudo isso, o corpo frequentemente libera hormônios do estresse durante dietas extremas, que também retardam a perda de peso.

De acordo com os nutricionistas, você pode perder cerca de 0,5 kg por semana baseando-se em uma ingestão calórica de 1.200 calorias por dia e contando com uma dieta balanceada e menos unilateral do que com dietas extremamente pobres em carboidratos Dietas. É crucial manter o déficit calórico leve, mas constante. 

O corpo deve, portanto, queimar um pouco mais de calorias através do exercício do que absorve. Esta é a única maneira de realmente prevenir o efeito ioiô. Mas mesmo assim, ninguém está protegido de voltar a ganhar peso se consumir mais calorias todos os dias após a dieta.

Resumindo: as dietas trazem resultados rápidos, mas principalmente a curto prazo. Uma mudança na dieta leva a uma meta de peso a longo prazo

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