Jejum: uma visão geral dos métodos populares

Jejum: uma visão geral dos métodos populares

Cada vez mais brasileiros estão desfrutando do jejum: seja jejum intermitente, jejum terapêutico clássico ou curas desintoxicantes com sucos e sopas. Por que prescindir dos alimentos é tão bom para o corpo e o que as pesquisas dizem sobre isso.

O jejum, ou seja, evitar alimentos por um determinado período de tempo, está se tornando cada vez mais popular. De acordo com uma pesquisa publicada, 63 por cento consideram isso sensato; oito anos atrás, era apenas 53 por cento. Mas nem todo jejum é igual: enquanto o jejum terapêutico tradicional dispensa totalmente a comida para limpar o corpo por dentro, outras curas permitem sopas ou até refeições completas. 

Métodos de jejum

16: 8

Em vez de não comer nada por vários dias ou semanas, como é o caso do jejum terapêutico clássico, o jejum intermitente faz uma pausa na restrição de vez em quando. Isso é prático e também pode ser facilmente implementado na vida cotidiana. Especialmente popular agora – o método 16: 8, no qual a fase de jejum noturno é simplesmente estendida para fazer uma pausa para refeição de 16 horas. As próximas oito horas podem ser consumidas normalmente. 

Especificamente, pode parecer que você come às 19h e depois faz sua primeira refeição às 11h do dia seguinte. Isso pode ser um café da manhã ou almoço tardio. Se você não quiser ficar sem o café da manhã, pode simplesmente jantar bem cedo e fechar a janela de jejum de acordo.

Durante a fase de jejum, água, chá sem açúcar, café preto e caldo são permitidos. Durante as oito horas de refeição, você pode comer normalmente. Os fãs de jejum experientes muitas vezes vão ainda mais longe e estendem a janela de jejum para 20 horas e comem apenas quatro horas por dia – este é o método 20: 4.

A dispensa temporária de alimentos é considerada um impulsionador do metabolismo e garantia antienvelhecimento, pois o corpo tem tempo para cuidar dos processos metabólicos que, de outra forma, muitas vezes não sobrava devido ao mero trabalho digestivo. 

Após 16 horas de jejum, ocorre a autofagia, um tipo de reciclagem em nível celular. Componentes celulares desnecessários e patológicos são decompostos e usados. Processo de autolimpeza e autopreservação que protege contra doenças como câncer, demência ou infecções bacterianas e também é um importante auxiliar no anti-envelhecimento  .

Jejum intermitente com dieta 1:0:2

Em vez de jejuar algumas horas por dia, a dieta 1:2 recomenda se alimentar normalmente por um dia e abdicar completamente no dia seguinte. Isso também explica o nome: O “1” significa um dia de alimentação no qual você pode comer sem restrição, seguido por um “dia zero”, no qual você passa completamente sem alimentos – tudo em 2 dias. O jejum só é quebrado no café da manhã do 1º dia. Isso resulta em uma fase de jejum de cerca de 36 horas e 12 horas, durante a qual você pode comer de acordo com seu humor.

Jejum rápido 5: 2

Aqueles que aderem ao método de jejum intermitente 5: 2 jejuam dois dias por semana e comem normalmente nos cinco dias restantes. Mas, ao contrário de outros métodos, a comida não é completamente dispensada nos dias de jejum: as mulheres têm 500 calorias, os homens 100 calorias a mais. Estes podem ser divididos em duas pequenas ou uma grande refeição e devem ser feitos de vegetais e proteínas de boa qualidade. Por exemplo, carne magra, peru ou tofu com vegetais cozidos no vapor. Alimentos ricos em carboidratos, doces, álcool, refrigerantes ou sucos são proíbidos!

Jejum terapêutico

A cura em jejum é o método de jejum terapêutico mais antigo e provavelmente mais conhecido. É uma alternativa baseada nas bebidas, em que apenas caldo de vegetais, sucos saudáveis ​​e chás são consumidos. 

Além disso, a desintoxicação do intestino é promovida por meio de auxiliares laxantes suaves. Bebidas desintoxicantes para o fígado e outras aplicações de apoio e relaxamento são projetados para ajudar a desintoxicar o corpo. O médico alemão Dr. Otto Buchinger é considerado o fundador do jejum terapêutico. Depois de ter seu próprio reumatismo sob controle com seu método de jejum, ele abriu a primeira clínica de jejum alemã em 1920.

A fase de jejum começa com dois a três dias de alívio com alimentos leves, seguido de esvaziamento dos intestinos com sal de Glauber ou sal de sódio e, finalmente, jejum de cinco dias. Durante esse período, são consumidos pelo menos três litros de líquido na forma de chás de ervas com mel, caldo de vegetais, suco de vegetais ou água mineral por dia. Exercícios leves diários também são importantes. Os dias de jejum são seguidos de alguns dias para acostumar o corpo à alimentação novamente.

O método de jejum terapêutico provou-se particularmente em doenças articulares como reumatismo, gota, enxaquecas, diabetes e várias doenças de pele.

Sopa ou suco como alimentos base do jejum

Como o nome sugere, quando você jejua para tomar uma sopa ou suco, você só come sopas ou sucos por um determinado período de tempo. Em comparação com o jejum terapêutico, as sopas e sucos fornecem ao corpo significativamente mais nutrientes, razão pela qual um período mais longo de até dez dias é o ideal. As sopas são fáceis de preparar em casa e congelam em porções – o que facilita a sua execução no trabalho diário. 

Se você não quer cozinhar sozinho, você também pode usar curas desintoxicantes prontas. Um prato de sopa pode ser consumido uma ou duas vezes ao dia, seguido se chás sem açúcar e muita água. Durante o jejum de sucos, apenas sucos de frutas e vegetais recém-espremidos e água são consumidos por alguns dias. Dependendo da indicação, são permitidos três a sete copos de suco por dia.

Jejum ácido-base

O jejum alcalino garante um equilíbrio ácido-base equilibrado. A comida não é completamente evitada, apenas alimentos formadores de ácido. Isso inclui carnes, salsichas e laticínios. Em vez disso, muitas frutas e vegetais frescos, ervas, nozes e óleo vegetal de alta qualidade acabam no prato. Normalmente são tomadas três refeições. Além disso, pós e banhos especiais, bandagens para o fígado, massagens e exercícios podem neutralizar a acidificação e apoiar a desintoxicação. 

Explicamos em detalhes quais alimentos e hábitos têm um efeito alcalino ou ácido em nosso corpo e como restaurar o equilíbrio ácido-base: dieta alcalina

Cura em jejum de acordo com Franz Xaver Mayr

Popularmente, a cura do médico austríaco Dr. Franz Xaver Mayr (1875–1965) usou o nome Milch-Roll-Fasten. Como regra, as 2-4 semanas de cura são precedidas por 2 semanas de jejum de chá de Mayr. Como o nome sugere, durante esse tempo você só come leite e pãezinhos. 

De manhã e ao meio-dia há um pãozinho que se rega em pequenas mordidas com 250-500 ml de leite. A mastigação particularmente lenta e a imersão no leite devem resultar em uma sensação de saciedade. Chá de ervas e caldo de vegetais também são permitidos. Além disso, o intestino é cuidadosamente limpo pelo excesso de tempo reprocessando os alimentos.

Cura Schroth

Nomeado após o curandeiro natural Johann Schroth (1798-1856), a cura Schroth não indica o jejum completamente, mas muda para uma dieta especial. Isso dura 21 dias. Um “dia seco” com uma pequena quantidade de bebida é seguido por quatro “dias de bebida” com uma quantidade arbitrariamente grande de bebida. Enquanto isso, você muda para comida vegetariana de baixa caloria e gordura – com muitos vegetais cozidos no vapor e produtos de grãos inteiros, semolina e aveia. 

Além disso, você pode até beber uma taça de vinho nos dias em que bebe e os chamados envoltórios de vapor são realizados regularmente para estimular o metabolismo . Este tipo de jejum terapêutico, como o jejum de acordo com Buchinger, é frequentemente realizado em clínicas de spa especiais e o exercício também é um elemento central nessa proposta.

Jejum de acordo com Hildegard von Bingen

Nas curas de jejum, de acordo com o beneditino Hildegard von Bingen (1098–1179), o foco está na desintoxicação do corpo. Como ela considerava a espelta um dos alimentos mais valiosos e curativos, o trigo original é uma parte importante de sua cura. Uma ou duas vezes por dia é servido um caldo de legumes com farinha de espelta e ervas frescas. Também há maçãs cozidas no vapor e chá de erva-doce. São calculadas até 800 calorias por dia. E o movimento, o descanso e a meditação também não devem ser negligenciados. 

Isso é o que a pesquisa diz

Quem faz uma alimentação insalubre na maior parte do ano, fuma, bebe álcool e faz poucos exercícios físicos, não conseguirá remediar os efeitos negativos com uma semana de jejum. Você só pode ficar magro a longo prazo depois de evitar completamente os alimentos se, então, também adaptar seu estilo de vida de forma consistente. Então, os resultados da pesquisa atual são definitivamente positivos:

O jejum te mantém jovem 

Durante a escassez de alimentos induzida artificialmente, as sirtuínas – também conhecidas como genes anti-envelhecimento – são liberadas no corpo , ativando o sistema imunológico e iniciando os processos de reparo. A autofagia, a autolimpeza celular de todas as células do corpo, também começa após um jejum de 12 horas. O corpo recicla o material celular usado em novas moléculas utilizáveis. Este importante processo de limpeza também combate bactérias e vírus, evitando infecções e processos de envelhecimento. Isso mantém as células jovens e em forma – e garante uma aparência radiante e uma pele mais rechonchuda.

Você se beneficia desses efeitos positivos com o jejum intermitente, bem como com tipos de jejum em que a comida é completamente evitada. Este não é o caso com dietas de sucos ou formas de jejum que apenas limitam as calorias.

O jejum previne doenças

A pesquisa é unânime: a abstinência temporária de alimentos é boa para o corpo e está na natureza das pessoas que costumavam jejuar de vez em quando. Quem come lanches constantemente nunca dá a seu corpo a oportunidade de mudar para o importante processo de purificação da autofagia. 

No entanto, isso protege contra doenças neurodegenerativas e câncer e também tem um efeito de prolongamento da vida. Curas tradicionais, abstinência de alimentos por várias horas ou alguns dias, jantar ou café da manhã cancelando a pressão arterial, podem ajudar com doenças crônicas como reumatismo ou artrite, melhorar o humor e prevenir a demência. 

O jejum mantém sua cabeça em forma

Pesquisadores de Utah demonstraram em estudos clínicos que o jejum regular melhora a resistência das células nervosas do cérebro. Por exemplo, o Alzheimer pode ser adiado ou mesmo evitado. E as células cerebrais ficam na ponta dos pés!

O jejum pode ajudá-lo a perder peso

Se você quer perder alguns quilos, o jejum intermitente é especialmente recomendado. Como as calorias são retiradas do corpo por um curto período de tempo, não há efeitos de habituação e, portanto, o temido efeito ioiô não ocorre. Além disso, nada fica de fora nas fases da alimentação, o que não só facilita a perseverança e pode ser facilmente planejado no dia a dia – também não há deficiência de nutrientes, o que é particularmente elogiado no método.

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