Por que não estou perdendo peso? Razões e soluções comuns

Por que não estou perdendo peso? Razões e soluções comuns

“Por que não estou perdendo peso?” Muitos dieters se perguntam quando, apesar de um rígido treinamento e plano de nutrição, nada está acontecendo na balança. Quando o peso estagna, pode haver vários motivos. Nós revelamos como superar os platôs de peso e, finalmente, perder peso com sucesso.

Muitas pessoas conhecem o problema. Você conta calorias todos os dias, reduz sua dieta e também pratica esportes. Mesmo assim, o ponteiro na balança simplesmente não quer se mover para baixo. Muitos se perguntam desesperadamente: Por que não emagrecer apesar de fazer exercícios e fazer dieta? 

Pode haver vários motivos que impedem a perda rápida de peso. Frequentemente, exercícios e dieta não são as únicas coisas de que o corpo precisa para queimar gordura com sucesso. Com um pouco de pesquisa, você geralmente pode rastrear esses motivos e, ainda assim, perder peso com sucesso.

O que fazer se o peso estagnar

Quem tem experiência em alimentação sabe disso: no início você fica muito motivado, segue a risca o plano de alimentação e exercícios e perde os primeiros quilos. Mas, de repente, nada funciona mais. Estagnação na balança. Mas não se preocupe, os chamados platôs de peso são completamente normais, porque a perda de peso durante uma dieta não é linear. 

Principalmente nas mulheres, o peso também é fortemente influenciado pelo ciclo. A retenção de água pode levar a flutuações de vários quilos antes do tempo. Além disso, os músculos são mais pesados ​​do que a gordura. Portanto, se você pratica muito esporte na fase inicial de uma dieta, vai perder gordura – mas isso não é visível na balança. 

E o que muitos esquecem: à medida que o peso diminui, a taxa metabólica basal também diminui. Significa que as necessidades durante a dieta devem ser recalculadas e ajustadas repetidamente para continuar a perder peso. Se você tem todos esses fatores em mente e mesmo assim nada acontece na balança, essas coisas também podem ser responsáveis ​​pelo fato de a perda de peso não parecer acontecer mais.

1. Ingestão insuficiente de calorias

Sim, você leu certo! Comer muito pouco pode, a longo prazo, garantir que o peso fique estagnado e que nada aconteça na balança. A razão para isso é realmente óbvia: dietas radicais com extrema restrição calórica dão ao corpo o sinal de “estado de emergência”. E reage mudando para o metabolismo da fome e tentando armazenar cada pequena caloria. 

Além disso, a necessidade de calorias é ajustada para baixo, ou seja, o corpo de repente se mantém com muito menos calorias. Se você comer “normalmente” novamente, o resultado é o temido efeito ioiô. Um círculo vicioso que deve ser evitado a todo custo. Em linguagem simples, isso significa: nunca passe fome. Um déficit calórico moderado (não mais do que 500 calorias por dia) leva ao sucesso a longo prazo.

Dietas com ingestão calórica extremamente reduzida são populares se você deseja perder peso rapidamente. Muitas pessoas se submetem a uma dieta de fome cheia de privações e tentam permanecer ativas apesar de seus baixos níveis de energia. Mas muitas vezes a perda de peso desejada não é alcançada. No entanto, é perfeitamente possível que você não coma o suficiente para perder peso.

O corpo muda para um modo de crise quando a ingestão de alimentos é reduzida demais. Para se preparar para um possível período de fome, ele se apega a suas reservas de gordura e usa outras fontes para obter a energia necessária. Pode ser, por exemplo, a massa muscular.

2. Muito estresse

O estresse é um veneno na luta contra os quilos. O responsável é o cortisol, o hormônio do estresse, que retarda ou bloqueia a queima de gordura . Se você tem muito estresse, o nível de cortisol está permanentemente alto. As razões para isso podem ser variadas: muito trabalho pode fazer o nível disparar, assim como o estresse psicológico na família. E cargas esportivas muito intensas podem ter esse efeito, que é de onde chegamos ao próximo ponto.

Infelizmente, o estresse é um companheiro diário para muitas pessoas. No trabalho você é constantemente desafiado e também em casa vários problemas aguardam uma solução. Portanto, você está constantemente em um estado de estresse, o que, obviamente, não é exatamente facilitado por uma dieta para perda de peso. Mas é precisamente o estresse que não pode ser aliviado de nós.

Quando você está sob estresse, o corpo libera grandes quantidades do hormônio cortisol. Isso evita a perda de gordura e ao mesmo tempo promove a perda muscular. Portanto, deve-se proporcionar conscientemente momentos relaxantes na rotina diária. Uma curta caminhada durante o intervalo do almoço, uma aula de ioga depois do trabalho e ideias semelhantes podem ajudar a aliviar o estresse e possibilitar a perda de peso.

Aqueles que estão estressados ​​geralmente dormem mal. Isso também pode dificultar a perda de peso. A falta de sono também afeta o equilíbrio hormonal. São liberados hormônios que causam fome e podem levar a desejos puros. Além disso, há menos energia e é mais difícil manter a rotina de exercícios.

3. Muito exercício

Muito exercício intenso faz com que o nível de cortisol aumente. Perder peso torna-se virtualmente impossível. As unidades de cardio longos em particular (mais de 45 minutos) fazem com que o nível de cortisol aumente acentuadamente – e, portanto, frequentemente têm o efeito oposto. Em vez de perder peso, a queima de gordura é até bloqueada. 

A solução é: HIIT , ou seja , treinamento de intervalo de alta intensidade. Comprovou-se que os intervalos curtos e intensos são um verdadeiro exercício para queimar gordura, pois fazem com que o nível de cortisol aumente menos acentuadamente e o efeito pós-queimadura é particularmente grande. As sessões de cardio de uma hora não são mais necessárias.

E o treinamento de força com construção muscular também é completamente subestimado na luta contra os quilos. As mulheres, em particular, frequentemente (erroneamente!) têm medo de montanhas de músculos e evitam as áreas de força. Ao fazer isso, eles esquecem que os músculos consomem muito mais energia, mesmo quando estão em repouso. 

Assim, você pode comer mais sem ganhar peso. Os músculos são, portanto, aliados importantes na luta contra a obesidade! Mas aqui também se aplica o seguinte: as fases regulares de descanso são importantes para o corpo. É essencial inserir tempos de regeneração entre os dias de treino intensivo – mas uma sessão de ioga relaxada é definitivamente permitida!

Nem todo esporte é igualmente adequado para perder peso. Se você não consegue perder peso apesar da dieta e dos exercícios, talvez deva mudar seu esporte. Aqueles que apenas praticam esportes de resistência podem tentar uma combinação de esportes de resistência e treinamento de força. 

Desta forma, não só é promovida a perda de gordura, mas também é apoiada a construção muscular. Músculos fortalecidos aumentam o gasto de energia do corpo e podem acelerar permanentemente o metabolismo. Assim, a queima de gordura pode ser estimulada de forma mais eficaz.

4. Preso em rotinas erradas

Mas mesmo o mais sofisticado plano de condicionamento físico e nutrição não será eficaz se você for pego em rotinas erradas. Em termos concretos: no treinamento, novos estímulos de treinamento sempre devem ser definidos e os músculos devem ser desafiados de várias maneiras. Se você só fizer os mesmos exercícios com o mesmo peso, não verá nenhum sucesso a longo prazo. 

Melhor: procure sempre mais variedade! Um dia de treinamento de força, um dia de natação ou caminhada com seu melhor amigo e no outro dia uma relaxante sessão de ioga. O corpo quer ser desafiado de várias maneiras, então não há tédio e a motivação continua alta.

E uma variedade saudável também é necessária no prato. Uma mistura saudável é a forma ideal de alcançar a figura dos sonhos, pois a renúncia constante o torna infeliz e não pode ser mantida no longo prazo.

5. Pode-se ficar deslumbrado com alimentos supostamente saudáveis

Um delicioso iogurte com aveia pela manhã, um smoothie rico em nutrientes ou uma vitaminas de frutas como um lanche – parece muito saudável, mas nem sempre é. Os cereais matinais, em particular, são frequentemente vendidos para nós como um começo saudável para o dia, com as misturas prontas cheias de açúcar e carboidratos. 

Assim como muitos iogurtes de frutas e sucos que colocam muita pressão na conta de calorias. E mesmo os smoothies misturados não são necessariamente a melhor escolha para quem quer perder peso, pois fazem com que o nível de insulina suba drasticamente. Frutas frescas seriam melhores – em combinação com aveia com baixo teor de gordura ou iogurte natural, é um começo de dia realmente saudável.

Também importante: se você quiser perder peso, certifique-se de ter uma ingestão adequada de proteínas. Sem proteínas, os músculos não podem crescer e a regeneração após o exercício não funciona como esperado. Além disso, os alimentos ricos em proteínas mantêm você saciado por um longo tempo e os desejos não serão sentidos.

6. Sono insuficiente

Seja 7, 8 ou 9 horas: um sono reparador promove a perda de gordura. A falta de sono, por outro lado, aumenta o nível de cortisol e bloqueia a queima de gordura. Com alguns truques, você ainda pode apoiar o corpo na queima de gordura à noite:

  • Faça a última refeição 3 a 4 horas antes de dormir para que o corpo não fique ocupado com a digestão.
  • Coma ricos em proteínas à noite, reduza os carboidratos.
  • Durma em um quarto escuro e fresco. A luz brilhante interrompe a produção do hormônio do sono melatonina.
  • Abster-se de álcool – ele bloqueia a queima de gordura .

7. Você depende exclusivamente do número da balança

As balanças mentem – e o sucesso de uma dieta não deve depender apenas de um número, porque os músculos são mais pesados ​​do que a gordura. Portanto, se você praticar muito esporte, além de uma mudança na dieta, perderá gordura – mas não necessariamente quilos na balança. 

Muito mais confiável: a fita métrica ou seu jeans favorito, cujo cós fica cada vez mais solto. As selfies, que tornam visível o sucesso da dieta, também são uma grande motivação para se manter atualizado!

8. Desequilíbrio hormonal devido à medicação

Por penultimo, mas não menos importante, os medicamentos e o desequilíbrio hormonal associado também podem ser os culpados pelo fato de a perda de peso não funcionar. Esses incluem:

  • Antidepressivos
  • Pílulas anticoncepcionais
  • Injeções de insulina
  • Outros medicamentos para diabetes
  • Medicamentos anti-reumatóides
  • Medicamento para tireoide

9. Ingestão de água insuficiente

A resposta à pergunta: “Por que não perco peso apesar dos exercícios e das dietas?” pode ser muito simples em certas circunstâncias. Você não bebe água suficiente. A água é uma parte importante da digestão. Quem não bebe água suficiente rapidamente sofre de prisão de ventre, cansaço e tonturas, o que torna a perda de peso muito mais difícil.

A água é necessária para que os produtos metabólicos possam ser processados ​​e excretados rapidamente. Portanto, a falta de água também leva ao fato de que o metabolismo fica mais lento e perder peso parece impossível, apesar de todos os esforços. Se você não consegue perder peso apesar dos exercícios e da dieta, deve primeiro tentar beber mais água. Recomenda-se dois litros por dia, se suar muito pode ser mais.

Conclusão

Se você examinou cuidadosamente o plano de dieta e exercícios para possíveis erros e fez as correções necessárias e ainda não consegue perder peso, pode haver também razões físicas. Por exemplo, um problema comum é uma tireoide subativa. Isso causa uma redução no metabolismo, o que, por sua vez, torna a perda de peso muito difícil, senão impossível.

Portanto, vale a pena fazer um check-up médico se você não conseguir perder peso, apesar de uma dieta adequada e exercícios adequados. Uma vez que o problema físico básico tenha sido resolvido, a perda de peso se torna possível novamente e o peso desejado pode ser alcançado mais facilmente. Deve ser lembrado que a obesidade não é principalmente um problema cosmético, é uma séria ameaça à saúde. É por isso que você não deve hesitar em consultar um médico quando tiver esgotado todas as outras opções.

Todos esses agentes intervêm no equilíbrio hormonal do corpo e, portanto, também têm impacto no peso corporal e na massa gorda. Se o pior acontecer, consulte o seu médico de família!

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