A importância do esporte para o cérebro

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Todos sabemos que o exercício regular melhora a composição corporal, reduz o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, mas também aumenta a qualidade e a longevidade. Você sabia que o esporte também pode mudar nosso cérebro? 

Estudos recentes confirmam que a atividade física tem um impacto incrível na mente, mudando o jogo da pesquisa na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas. Explicações.

ESPORTES E CÉREBRO

O cérebro é um órgão que treina, assim como nossos músculos. É por esta razão que é aconselhável manter a atividade intelectual ao longo de nossas vidas. Os idosos que estimulam o cérebro todos os dias estão mais alertas, adaptam-se mais facilmente e têm melhor memória. 

O ESPORTE ALTERA A ESTRUTURA DO CÉREBRO

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo em nosso corpo e em nossa cabeça, o que melhora a oxigenação, mas também a absorção de nutrientes . Além disso, uma melhor irrigação da nossa caixa craniana reduz a inflamação , o principal fator no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Mas, o que sabemos apenas recentemente é que o esporte altera a estrutura do cérebro.

senhora treinando
senhora treinando

A noção de plasticidade neuronal é recente, mas essa descoberta corre o risco de mudar radicalmente a gestão de pessoas em risco, bem como daquelas que desejam manter ou aumentar seu desempenho intelectual .

A plasticidade neural, ou neuroplasticidade, é um mecanismo pelo qual o cérebro codifica experiências e desenvolve novas habilidades durante as fases de crescimento e aprendizado que podemos encontrar ao longo de nossas vidas.

A prática de uma atividade esportiva , tão simples quanto caminhar, modifica a estrutura do cérebro através da neuroplasticidade  : tanto a substância cinzenta quanto a substância branca são modificadas. A matéria cinzenta é a quantidade de neurônios que temos. A matéria branca são as diferentes redes de conexão entre nossos neurônios.

De todos os estudos que foram feitos sobre o impacto do esporte no cérebro, parece que mudanças estruturais significativas ocorrem tanto na substância cinzenta quanto na substância branca.

O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

O aumento do volume da substância cinzenta e a atividade da substância branca induzida pela atividade física repercutem diretamente no funcionamento do nosso cérebro  :

  • As capacidades de aprendizagem são mais importantes : aprendemos mais, mais rápido e com mais eficiência.
  • A memória se desenvolve . É mais fácil lembrar de eventos próximos ou passados, reter informações, senhas ou números de telefone.
  • O tempo de reação é menor . Reagimos melhor e mais rápido a estímulos e eventos.
  • A concentração é melhorada . Podemos manter o foco por mais tempo e também nos separar mais facilmente do ruído ao redor.
  • Encontramos nosso caminho mais facilmente no espaço.
  • Torna-se mais fácil executar várias tarefas simultaneamente.
  • Adaptamo-nos mais facilmente às mudanças .
  • Reagimos de forma mais adequada ao estresse.

ESPORTE E BEM-ESTAR

Correr ao ar livre, fazer musculação e simplesmente malhar causam alterações hormonais que melhoram o humor .

MENINA MAGRA
MENINA MAGRA

De fato, a atividade física aumenta a produção de endorfinas e dopamina e, em conjunto, reduz os hormônios da angústia e da ansiedade.

Por esta razão, muitos cientistas consideram o exercício mais eficaz do que a maioria dos antidepressivos.

Além disso, praticar esportes ajuda a dormir melhor , aumenta a autoconfiança, desenvolve nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros (esportes coletivos, por exemplo), nos sentirmos menos sozinhos e melhorar nossa composição corporal; o que fortalece ainda mais nossa auto-estima.

CARDIO E TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO COGNITIVO

A maioria dos estudos realizados sobre o esporte e seus efeitos no cérebro foram realizados… com caminhada. É, de facto, o teste de referência para avaliar os riscos de doenças associadas ao sedentarismo e as suas repercussões na qualidade e duração da vida. Mas e os esportes de peso, como o fisiculturismo?

OS BENEFÍCIOS DO CARDIO

O impacto do exercício aeróbico nas habilidades cognitivas tem sido amplamente estudado, principalmente na prevenção de doenças neurodegenerativas ligadas ao envelhecimento. E todos os estudos conseguiram demonstrar a eficácia do cardio (caminhada, corrida , natação, ciclismo, etc.) na ativação funcional do cérebro. Quanto mais fisicamente ativa uma pessoa é, menor a probabilidade de sofrer de demência, perda de memória e senilidade.

menina correndo
menina correndo

Em um estudo realizado durante 6 meses com idosos, notou-se que aqueles que caminhavam todos os dias apresentavam maior atividade cerebral, e que eram mais eficientes na realização de tarefas que exigiam coordenação, concentração e memorização. Essa melhora na atividade cerebral se deve a um aumento na produção de neurônios e a uma melhora na comunicação entre eles.

A plasticidade neural, portanto, não é reservada para crianças em crescimento, mas para pessoas de todas as idades, mesmo as mais velhas .

O IMPACTO DA MUSCULAÇÃO NO CÉREBRO

A atividade aeróbica aumenta a produção de novos neurônios e melhora sua comunicação de acordo com testes realizados a partir da caminhada em baixa e alta intensidade. Os pesquisadores então decidiram estudar os efeitos do treinamento com carga adicional , a fim de comparar os resultados na melhora das funções cognitivas.

Em pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology em julho de 2019 e relatada pelo New York Times , Taylor Kelty Ph.D estudou a evolução de ratos submetidos a treinamento físico semelhante ao treinamento com pesos.

Ao colocar sacos de peso em ratos e fazê-los subir uma escada de um metro de altura, ele conseguiu fazê-los ganhar massa muscular por um lado, mas também melhorar sua capacidade cerebral .

Este estudo durou um total de 5 semanas e um grupo de ratos já havia sido submetido a uma injeção de substâncias inflamatórias para causar senilidade precoce semelhante à doença de Alzheimer.

Após 5 semanas de “musculação”, os ratos foram colocados, juntamente com um grupo de ratos não treinados, bem como o grupo submetido às injeções, em um labirinto no final do qual havia uma cavidade escura. Os roedores musculosos rapidamente avistaram o ponto de queda  : o grupo saudável, mas também o grupo “senil”. Os ratos que não seguiram o protocolo de treinamento vagaram pelo labirinto por muito tempo antes de encontrarem o famoso quarto escuro .

Taylor Kelly diz: “O treinamento de carga adicional aumentou as habilidades cognitivas de todos os ratos, e aqueles que foram submetidos às substâncias inflamatórias foram capazes de restaurar sua capacidade de pensar”. E, de fato, os cérebros dos ratos “enfraquecidos” haviam construído novos neurônios e pareciam cérebros normais novamente.

Podemos deduzir que o treinamento com pesos tem um impacto tão bom no desempenho cognitivo quanto a atividade cardio.

CONCLUIR

O esporte músculos tanto o cérebro quanto o corpo, e todos os estudos sobre o assunto confirmam que a atividade física aumenta as habilidades cognitivas, ajuda a manter essas habilidades e, portanto, pode reduzir a degeneração cognitiva relacionada à idade.

O que colocar de uma vez por todas o velho ditado “tudo nos músculos nada na cabeça” para o esquecimento.

Fontes: 

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1941738119892275 

https://www.sciencedaily.com/releases/2019/12/191209080502.htm

 http://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/ children/ 

https://www.nature.com/articles/s41598-019-49301-y 

http://psychology.iresearchnet.com/health-psychology-research/psychophysiology/brain-in-sport/ 

https://www .nytimes.com/2019/07/24/well/move/how-weight-training-changes-the-brain.html
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