A hipnose pode ajudar a perder peso

A hipnose pode ajudar a perder peso

Adeus dieta e efeito ioiô, olá corpo dos sonhos: A hipnoterapia deve ajudar o corpo a perder peso de forma saudável e manter o peso desejado a longo prazo – sem estômago roncando ou ânsias. Essa ideia é boa demais para ser verdade? Mostramos o que está por trás do método incomum de perda de peso e esclarecemos se ele realmente leva a perda de peso.

Evite carboidratos, conte estritamente as calorias ou dieta de suco: Para perder peso rapidamente, muitas mulheres se testam por meio de inúmeras dietas ou mudanças de dieta aparentemente saudáveis. Mas a sensação de euforia após a perda de peso a curto prazo desaparece rapidamente quando o temido efeito ioiô se instala após o fim da dieta de fome. Em teoria, parece muito simples: a chave para um corpo magro e saudável está em uma dieta equilibrada e consciente e exercícios suficientes. 

De um dia para o outro, mudar de um “não esportista” para um “guru do fitness” ou simplesmente trocar chocolate, fast food e similares por frutas e vegetais é mais fácil falar do que fazer. A mudança em sua cabeça que regularmente sabota os planos de dieta pode ser acionada com a ajuda da hipnoterapia? Pesquisamos o que está por trás da promessa de perder peso sem estresse com hipnose.

Como funciona a hipnose?

Seja um pedaço de chocolate após um dia duro no escritório ou uma pizza para compensar o mau humor: todos conhecem o apetite por doces, comidas rápidas ou certos outros alimentos que supostamente acariciam a alma em situações estressantes. Basicamente, isso não é nada censurável – desde que uma dieta pouco saudável não se torne a regra. Porque quando aumentam as situações nas quais você deseja se consolar ou se recompensar com comida, esse padrão de comportamento pode rapidamente se tornar um hábito fixo – um chamado condicionamento. 

O corpo “espera” a comida não saudável e exige-a na forma de pontadas de fome e mau humor, se não a comer com a rapidez necessária. 

Isso resulta em um círculo vicioso que não só leva ao ganho de peso, mas também à insatisfação. O resultado é a frustração e outras emoções negativas que sobrecarregam o corpo e a psique. É aqui que entra a hipnoterapia: o tratamento por um hipnotizador visa quebrar comportamentos negativos e substituí-los por hábitos novos e positivos. 

Do medo de voar ou o vício da nicotina, mas também à obesidade ou ao desejo de perder peso: em vez do desejo por doces ou hábitos alimentares não saudáveis, a hipnose ancora comportamentos no cérebro que ajudam o corpo a perder peso – por exemplo, uma dieta saudável ou exercício regular. 

O método de terapia não deve ter efeitos colaterais negativos, como ânsias ou a sensação de incapacidade, mas devolver à pessoa hipnotizada seu sentimento natural por uma dieta saudável. Todos sabem intuitivamente como isso funciona – a vida na sociedade moderna e a adaptação ao nosso meio ambiente simplesmente “reprogramou” nosso subconsciente.

Para quem é adequado perder peso com hipnose? 

Independentemente da figura e da condição física, basicamente todos podem se colocar nas mãos de um hipnotizador para atingir seu objetivo de perda de peso. No entanto, a hipnose é particularmente útil para pessoas com sobrepeso que experimentaram várias dietas clássicas e falharam – principalmente porque voltaram aos velhos hábitos e padrões alimentares. 

A fim de aumentar as chances de sucesso na perda de peso com eficácia por meio da hipnose, você também deve consultar um hipnoterapeuta de confiança em quem possa se envolver mentalmente. Ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade. 

Quem, mesmo inconscientemente, se defende da hipnose ou do estado de relaxamento absoluto, não pode ser tratado e também não alcançará resultados satisfatórios na redução de peso. Para todos aqueles que terminam com dietas frustrantes e querem embarcar conscientemente em um novo método de perda de peso, a hipnose, por outro lado, vale a pena ser experimentada. 

Importante: qualquer pessoa com excesso de peso grave deve primeiro consultar um médico antes da hipnoterapia, se existem causas médicas para os problemas de peso – como desequilíbrios hormonais ou tireoide subativa. Mesmo com a obesidade patológica, perder peso com hipnose não é uma abordagem terapêutica adequada. 

Como funciona uma sessão com o hipnotizador? 

Durante a sessão de hipnose, o terapeuta é responsável por colocar o paciente em um estado de relaxamento, reconhecendo as causas do comportamento alimentar incorreto e, em seguida, manipulando-as positivamente. Hipnoterapeutas conceituados reconhecem você pelo fato de não darem “show” ao tratamento e se absterem de técnicas como a indução relâmpago, em que o paciente é colocado em estado de transe em poucos segundos. 

Em vez disso, o terapeuta tenta descobrir em uma discussão preliminar por que o paciente sofre de problemas de peso. Além do comportamento alimentar, o foco está no estado emocional e psicológico – um pré-requisito importante para garantir um tratamento de hipnose que seja feito sob medida para as necessidades do paciente. 

No decorrer da palestra preliminar, o terapeuta determina, entre outras coisas, se a fome física ou emocional é o gatilho para o ganho de peso. A fome mental não pode ser satisfeita com comida e é desencadeada em muitas pessoas por estresse, tristeza ou frustração. 

A hipnose propriamente dita ocorre sentado ou deitado. Com a ajuda de uma fórmula ou exercício de concentração, o hipnotizador permite que o paciente relaxe profundamente. 

O estado de transe entre a vigília e o sono é frequentemente descrito como uma fase de sonho com plena consciência, na qual o hipnotizado, ao contrário dos clichês comuns, não fica sem vontade. Pelo contrário: durante a hipnose, o cérebro é particularmente receptivo – condições ideais para substituir hábitos antigos e prejudiciais à saúde por novos padrões de comportamento, que aproximam o paciente de sua meta de perda de peso. 

O hipnoterapeuta conduz a pessoa hipnotizada por meio de várias situações do cotidiano com a voz, revelando motivos subconscientes para uma alimentação e hábitos de vida pouco saudáveis ​​e, a partir disso, ancorando novos comportamentos em seu subconsciente. Um exemplo: em um estado de transe, o hipnotizador passa a mensagem de que exercícios são divertidos e que simplesmente faz parte da vida ir à academia pelo menos duas a três vezes por semana. 

Ou que no futuro você não terá mais vontade de comer doces e só comerá quando estiver com muita fome. A sessão de hipnose geralmente termina após cerca de 30 a 90 minutos. A maioria dos pacientes relata que se sentiu descansado e confortavelmente relaxado depois.

Auto-hipnose: Quais são os benefícios dos aúdios e vídeios de hipnose similares?

CDs especiais de hipnose ou vídeos do YouTube prometem alcançar sucessos rápidos na perda de peso, no conforto da sua casa. Esses tutoriais de áudio ou vídeo, no entanto, funcionam com frases gerais como “Vou desistir de doces de agora em diante” ou “Só vou comer quando realmente estiver com fome”. De acordo com especialistas, no entanto, o tratamento individual é essencial para a hipnose, a fim de se obter sucesso na perda de peso. Certamente, algumas pessoas respondem às mensagens dos CDs de auto-hipnose. 

No entanto, se os problemas de peso tiverem uma causa diferente de lanches excessivos, por exemplo, a autoterapia será ineficaz – e, no máximo, irá aliviar sua carteira. Estudos que confirmam os efeitos positivos da hipnose na obesidade, sempre relacionam seus resultados a sessões com um terapeuta treinado profissionalmente. 

Por outro lado, pode ser útil se você gravar a sessão com seu hipnotizador e ouvir os exercícios de transe novamente em casa como um vídeo, no celular.

A hipnoterapia pode realmente ajudá-lo a perder peso? 

Uma vez que existem poucos estudos sobre o assunto da perda de peso e hipnose até agora, o efeito da terapia alternativa não pode ser comprovado cientificamente. No entanto, alguns estudos comprovaram o sucesso da hipnoterapia para perda de peso e como alternativa às dietas. 

Em um estudo da Universidade de Tübingen, por exemplo, 43 mulheres com sobrepeso foram monitoradas para perder peso durante um período de seis meses. Metade das pessoas testadas passou por terapia comportamental a cada duas semanas, a outra metade também recebeu tratamentos de transe e instruções sobre auto-hipnose. 

Ambos os grupos conseguiram reduzir o peso, mas as mulheres hipnotizadas obtiveram resultados significativamente melhores. A pesquisa também descobriu que a hipnoterapia não se concentra apenas no peso e na gordura corporal, mas também teve um efeito positivo no estado geral de saúde e melhorou significativamente a qualidade de vida das mulheres. 

Se os quilos derretem por meio da hipnose, no entanto, também depende da vontade interior de se envolver no método incomum de dieta: embora muitas mulheres achem que a hipnose é um absurdo completo, outras notam uma mudança significativa em seu comportamento alimentar após o tratamento. 

Os depoimentos de alguns pacientes até afirmam que a hipnose permitiu a perda de peso de até 14 quilos em cinco meses e sem o efeito ioiô. Enquanto muitas mulheres acreditam que a hipnose é um absurdo completo, outras notam uma mudança significativa em seus hábitos alimentares após o tratamento. 

Perder peso com hipnose: uma alternativa real ou uma promessa vazia? 

Se a hipnose realmente o ajuda a perder peso de forma permanente, não depende apenas do hipnotizador. A atitude pessoal do paciente é pelo menos tão importante quanto a qualificação do terapeuta hipnótico para o sucesso do cliente. Qualquer pessoa que não esteja com disposição para dietas da moda e esteja aberta para se envolver em um método de terapia incomum pode tentar. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *